Estatísticas das últimas eleições para governador em que Renan Filho foi candidato
A tabulação analítica de dados foi divida por região: Alto Sertão, Médio Sertão e Agreste; saiba em qual região Renan Filho teve mais destaque; e quantos por cento cada região representou na votação

Conforme amplamente divulgado no mês de junho e julho de 2025 pelas mídias Alagoas e de todo o país, um possível desligamento de Renan Filho do Ministério dos Transportes em abril de 2026 para disputar o cargo de governador do estado de Alagoas, que o mesmo já ocupou por dois mandatos.
Primeiro vamos analisar o crescimento de quando Renan Filho foi candidato a primeira em vez em 2014 com a reeleição em 2018.
Pode-se perceber um crescimento grande de 49,34%, muito possivelmente pela aprovação do primeiro governo de Renan Filho.
As próximas etapas dividimos por região: Alto Sertão com 8 cidades, Médio Sertão com 14 cidades e Agreste com 14 cidades . Essa divisão geográfica está em acordo com dados do SEADES/AL.
ANÁLISE ANO ELEITORAL 2018
Podemos analisar que o Agreste é a maior região, e concentra 54% de eleitores das três regiões, seguida do Médio Sertão. No entanto, ao analisarmos as votações podemos perceber que o Alto Sertão foi quem mais votou, proporcionalmente falando, em Renan Filho, nessa região ele obteve 91,% dos votos válidos, seguido do Agreste com 82,9%, e Médio Sertão com 77,4%.
Outras conclusões:
As três regiões citadas representaram praticamente 1/3 da votação que Renan Filho obteve no ano de 2018. E podemos perceber que qualquer uma delas pode ser decisiva em uma eleição acirrada. No entanto, não foi o caso em 2018, tendo em vista que Renan Filho saiu vitorioso com 77,3% dos votos válidos.
ANÁLISE DO ANO ELEITORAL 2014
Certamente o ano de 2014 foi uma outra realidade, no entanto, o que pode ser visto nessa análise são os números do fim da votação, pois Renan Filho saiu vitorioso com 52,1% dos votos válidos, e em algumas cidades ele até ficou em segundo lugar. O que não ocorreu em 2018 nas regiões que estamos tabulando.
As eleições de 2014 foram mais acirradas que as eleições de 2018. E percebe-se que as regiões que estamos analisando deram uma votação entre 61% a 65% a Renan Filho, superior a média geral que ele obteve em todo estado que foi de 52,1%. O que mostra que a região teve bom engajamento com o candidato na época.
Na atualidade o cenário político está mudado devido ao crescimento da direita e extrema-direita no país, e sobretudo, em Alagoas, que foi a primeira capital do Nordeste em que o PT não teve grande votação. A região metropolitana tem grande influência de partidos de direita.
Análise por cidades do Alto Sertão, Médio Sertão e Agreste
Os dados abaixo são mais analíticos e foi a base para os resumos acima. Mostra a votação por cidade de cada região de nossa pesquisa.
ALTO SERTÃO ANO 2018
MÉDIO SERTÃO ANO 2018
AGRESTE 2018
ANALÍTICO DO ANO DE 2014 EM QUE A DISPUTA FOI MAIS ACIRRADA
ALTO SERTÃO 2014
MÉDIO SERTÃO 2014
AGRESTE ANO 2014
Qualquer uma dessas regiões pode ser decisiva para a vitória de um candidato, é perceptível que a relação dos Calheiros com Alto e Médio Sertão é muito boa, devido sua expressiva votação que chegou a 91% no alto sertão em 2018. No entanto, cada eleição é diferente e as costuras políticas devem ser feitas. Principalmente com o crescimento expressivo da extrema-direita na região metropolitana.
Fonte: TSE
Tabulação das Estatísticas: Redação Fluxo Alagoas
Texto: Redação
Fique bem informado! 😃Siga o Fluxo @fluxoalagoas
COMENTÁRIOS