ALERT TEMPLATE | NOBETA
  • Delmiro Gouveia, 30/04/2025
  • A +
  • A -
Publicidade

Como identificar um Psicopata, sociopata ou pessoa com transtorno de personalidade antissocial

Os psicopatas de filmes, novelas, séries, eles existem na vida real, e podem chocar as comunidades onde estão inseridos e ou até mesmo um estado ou país, com suas atitudes, e crimes que cometem


Como identificar um Psicopata, sociopata ou pessoa com transtorno de personalidade antissocial Foto: Ilustrativa / Reprodução
Publicidade

O presente artigo é uma compilação de pesquisas e visa ajudar a sociedade nas questões de saúde mental. Também fornecerá meios para uma pessoa simples identificar possíveis pacientes de sua convivência; e qual a melhor solução para enfrentar o problema.

Inicialmente é importante entender que somente um profissional da área de saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra, poderá fazer o diagnóstico, no entanto, um neurologista ou clínico geral,  poderá auxiliar no diagnóstico também, e encaminhar o paciente ao médico psiquiatra.

Outra informação importante é que os pais não têm culpa da personalidade do filho, quando os fatores de influência não foi causado por questões sociais internas do ambiente familiar. Abordaremos a seguir com mais detalhes.  Só estamos adiantando para que ninguém culpe os pais de um sociopata ou psicopata pelas atitudes do filho.


Mas uma pessoa simples pode identificar um Psicopata, sociopata ou antissocial? A resposta é sim, mas depende do grau de convivência, exemplo:

São pelos sintomas que o indivíduo apresenta, e às pessoas que convivem com o paciente, pode identificar os traços da psicopatia, sociopatia o  transtorno de personalidade antissocial. Se a maioria dos sintomas aquela pessoa possui, a possibilidade dele ser psicopata é muito grande. A família é a primeira a perceber os sinais e a condição do paciente, no entanto, as pessoas não sabem lidar, ou acreditam que a condição é passageira ou apenas uma aventura.

Sintomas que podem ser identificados por familiares ou por pessoas que convivem com um psicopata

O psicopata tem diversos traços característicos em sua personalidade, que podemos destacar:

Falta de empatia
O sujeito é alheio aos sentimnetos dos outros, não se preocupa com absolutamente ninguém;


•  Ausência de remorso
O psicopata não se importa com o sofrimentos de terceiros, não demonstra arrependimento por seus atos criminosos, em alguns casos fingem está arrependidos;


•  Perfil manipulador
Eles agem com comportamento sedutor, muitas vezes mentindo ou fingido para conseguir o que quer, até mesmo seduzindo a vítima, para enganar e se aproveitar dos outros, pode até ser carismáticos para conseguir o que deseja;


Comportamento antissocial
Desrespeitam regras, não aceita as leis,  pode se comportar de forma impulsiva e agressiva para não cumprir regras, não se preocupa com consequências de seus atos;


Narcisismo e egocentrismo
Se acham melhor que os outros, tem visões grandiosas de si mesmo, ficam felizes por poder manipular e enganar pessoas em sua volta, só se concentra em seus próprios desejos independente se algo vai prejudicar terceiros, necessitam de elogios e reconhecimento por seus atos;


Falta de responsabilidade
Não assumem seus erros, busca culpar alguém pelos seus erros e pelos seus atos criminosos;


Mitômano
Compulsão por mentir, cria situações de mentiras de forma consciente para fugir de responsabilidade,  ter autopromoção, até mesmo para culpar terceiros que nada tem a ver com o delito/crime ;


Perigos de cometer crimes e uso de drogas 
Eles não se preocupam em cometer de pequenos a grandes delitos, pode ser até mesmo com pessoas próximas que são alvos preferidos devido a confinidade e convivência.

⚠️Atenção 
Se uma pessoa de sua convivência demostra a maioria dos sintomas acima, é importante levar essa pessoa ao psiquiatra para que ele possa analisar o caso, e indicar qual é o melhor tratamento, se o paciente não admitir, é necessário que outras pessoas envolta  de sua convivência ajude ao profissional, descrevendo situações que se enquadram nos tópicos acima.

Mas há diferença entre psicopata, sociopata ou transtorno de personalidade antissocial?

As três denominações pertencem ao mesmo conjunto de comportamentos. Para muitos pesquisadores, todos eles são a mesma coisa, sinônimos, o que muda é o espectro, ou seja o grau que o paciente tem para cometer delitos, crimes, etc. Para Dr. Guido Palomba, renomado médico Psiquiatra Forense, ele junta todas as denominações e classifica como uma só "condutopatas".

Mas vamos mostrar as nuances de cada termo de acordo com a compilação que fizemos:



• Psicopatia:

Frequentemente associada a fatores genéticos e biológicos que aumentam o risco de violar os direitos dos outros, com destaque para a falta de empatia e remorso. 

• Sociopatia:

Considerada menos definida e mais influenciada por fatores ambientais, sociais e relacionais. 

• Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA):

Termo oficial que engloba ambos, com foco em comportamentos antissociais como falta de respeito pelas normas sociais, impulsividade e manipulação. 

Diferenças e semelhanças:

• Diferenças:

A psicopatia pode ser mais calculista e planejada, enquanto a sociopatia pode ser mais impulsiva e desorganizada. 

• Semelhanças:

Ambos se caracterizam por padrões persistentes de comportamento antissocial, falta de empatia e dificuldade em seguir as normas sociais. 

⚠️Considerações:

• É importante ressaltar que a psicopatia não é um diagnóstico oficial, enquanto o TPA é um transtorno de personalidade reconhecido.

• O termo "psicopata" é frequentemente usado de forma intercambiável com "sociopata", mas a psicopatia é geralmente considerada mais grave e perigosa.

• O TPA é um transtorno de personalidade que pode levar a problemas sociais, legais e de relacionamento. 



Como vivem as pessoas que sofrem da condição de sociopata, psicopatia e TPS

Pode perceber que pessoas com essas características geralmente tem problemas com as leis, cometem crimes, são presas, respondem a muitos processos criminais, cometem estelionato, roubam, furtam, manipula, fraudam documentos, fraudam sistemas, matam e etc. 

Fatores sociais podem influenciar

Geralmente fatores ambientais pode formar uma personalidade antissocial, uma criança que convive em local insalubre, com pai ou mãe que usa drogas, rouba, trafica drogas, comete crimes, essa criança tem grandes chances de desenvolver a sociopatia, no entanto, não se pode generalizar.

Pessoas que teve boa condição financeira, estudou em boas escolas, também pode desenvolver a sociopatia, por isso que os pais não devem se sentirem culpados pela personalidade do filho, pois essa condição ele se espelhou nas ruas, com amizades com pessoas antissocial, e outros fatores. Esses problemas atingem 3% da população mundial, e pode ser maior em algumas regiões  dependendo dos fatores ambientais e dificuldades sociais enfrentadas. A população carcerária tem um índice grande de até 66% de condutopatas.

Tratamento 💊

O tratamento é indicado pelo médico psiquiatra, que pode ser associado à medicação, com a ajuda de Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), realizadas com ajuda de  psicólogos, assim como outras abordagens, pois é uma análise individual. 

⚠️Riscos

Não tente lidar sozinho com uma pessoa com essas características, pode ser fatal para quem omitir ou tentar conviver com  psicopata, sociopata ou antissocial, sem um tratamento devido, feito por profissionais da área de saúde mental, que saberá qual a abordagem  correta para cada caso.

Nos próximos artigos, falaremos de outros transtornos.

Compilação: com informações de OSM, Ministério da Saúde, Jornal da USP

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.